Pesquisa personalizada


Balneário Camboriú - Atrativos Turísticos

ATRATIVOS NATURAIS

MORROS E CORDILHEIRAS:

Morro da Cruz - Acesso pela Rua Indonésia no Bairro das Nações, onde se encontra o Cristo Luz (monumento construído em homenagem ao aniversário de trinta e três anos de Balneário Camboriú) e a Capela Nossa Senhora Aparecida - Acesso pela Rua Dinamarca.

Morro do Gavião - Acesso pela BR 101 ao lado do posto Cortesia. É o ponto mais alto da cidade, possui trilhas e nascentes.

Morro do Boi - Cortado pela BR 101, sentido Balneário Camboriú - Itapema.




Cordilheira do Ariribá
- Acesso na rua Itália, no Bairro das Nações. Suas atrações principais são as trilhas ecológicas e suas nascentes.

Morro do Careca - Acesso pela rua Miguel Matte, no Bairro dos Pioneiros. Possui vista panorâmica da Estrada da Rainha, propício para prática de Vôos livres.

PRAIAS

Praia Central:

Banha todo núcleo urbano com 6.500m de extensão, com águas límpidas e seguras.

É onde tudo acontece, desde caminhadas ao amanhecer até os shows ao ar livre; possui canchas de futebol e vôlei sempre após as 17 horas. Iluminação noturna, calçadão com quiosques e muitos coqueiros.

Possui também, inúmeros bares e restaurantes em sua orla marítima.

Praias Agrestes (Sul da cidade):

Laranjeiras - Localizada a 6 Km do centro com 750 m de extensão, águas tranqüilas e transparentes, próprias para esportes náuticos. Conta com diversificados serviços de bares e restaurantes.

Trapiche para atracação e sítio arqueológico.

Taquarinhas - Localizada a 8 Km do centro com 730 m de extensão, praia de areia grossa, águas límpidas, tipo tombo e totalmente inexplorada, favorável para pesca de arremesso.

Taquaras - Localizada a 8,5 Km do centro com 1.200 m de extensão, areia grossa, águas tranqüilas, porém de profundidade a poucos metros da linha d’água. Ótimo local para a pesca de arremesso, pequeno núcleo urbanizado com colônia de pescadores. Conserva-se praticamente inexplorada.





Pinho
- Localizada a 09 Km do centro com 500 m de extensão, de areia média a grossa e mar límpido. Foi a primeira praia de Naturismo oficial no país e sede da Federação Brasileira de Naturismo com código e postura para sua utilização, e é freqüentada principalmente por famílias. Possui camping, restaurantes e bares. Sua vegetação é de costões, que são rigidamente intocados.

Estaleiro - Localizada a 11 Km do centro com 1.450 m de extensão, praia de areias médias a grossa, águas límpidas, propícias à pesca de arremesso. Possui pequeno núcleo urbanizado com pousada, restaurante e permanecendo ainda agreste.

Estaleirinho - Localizada a 12 Km do centro com 800 m de extensão, praia de areia média a grossa, águas límpidas, porém fortes. Possui hotel, pousadas conservando, ainda, seus costões e vegetação intocada.

Praias do Norte

Canto - Localizada a 3 Km do centro, com 100 m de extensão, proporciona bela vista da praia central, acesso por trilha.

Buraco - Localizada a 3,5 Km do centro, seu acesso é pela Estrada da Rainha. Mantém-se com suas características nativas, possuindo colônia de férias; a entrada é particular.

Dos Amores - Localizada a 4 Km do centro, areia grossa, água límpida e forte, proporciona a prática de surf.

MANGUES

Encontra-se em Balneário Camboriú remanescentes de manguezais ainda com boas características de preservação

Pode-se observar estes manguezais ao longo das margens do Rio Camboriú, na localidade chamada Jardim Iate Clube e mais para a foz nas Ilhas existentes nesta região, onde inclusive, se observa a presença maciça de aves migratórias.

ILHAS

Ilha das Cabras - localizada a 600 m do continente na Praia Central. Possui mata intocada, como um dos principais cartões postais do município. Possui uma área aproximadamente de 10.000 m2.

Ilhas do Pescador, Serafim e Balaio - Todas localizadas no Rio Camboriú. De igual importância ecológica, uma vez que em todos os invernos, recebe a visita de inúmeras aves migratórias, notadamente garças, que fazem dali um local de procriação. O acesso é proibido.

ATRATIVOS HISTÓRICOS – CULTURAIS

Igreja Matriz Santa Inês

Localizada na rua 1.400 n. º 429, no centro de Balneário Camboriú, possuindo uma arquitetura de bom gosto, a Igreja Matriz Santa Inês tem o formato arredondado caracterizando instrumento de pesca.

Sua construção foi iniciada dia 21 de janeiro de 1.967 e a edificação da torre, onde estão instalados os quatro sinos em 8 de novembro de 1.990.

De características bem praieiras, é símbolo da simplicidade e hospitalidade da comunidade local nascida pelo trabalho dos pescadores.

A Igreja permanece aberta de terça a domingo das 09:00 às 12:00 e das 15:00 às 20:30 com visitação todas as quintas-feiras marcadas pelo telefone 367 0847 ou na secretaria da paróquia. Quanto aos idiomas existentes para a celebração de missas, temos o português e o espanhol, sendo este executado somente na temporada de janeiro a fevereiro às 20:45.

Capelinha Nossa Senhora de Aparecida

Localizada junto a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú - Rua Dinamarca - A Capela Nossa Senhora Aparecida foi reestruturada pelo então prefeito Leonel Arcângelo Pavan, cujo acesso é feito pela subida de 115 degraus, aos quais inúmeros fiéis pagam promessas, oram ou simplesmente apreciam a vista parcial da cidade com paz e tranqüilidade.

A imagem de Nossa Senhora de Aparecida, que lá se situa foi doada por um médico argentino devido a uma promessa de cura ao câncer.

Este local sagrado representa mais um belo marco do município, que reúne vários turistas e comunidade local o ano inteiro.

Igreja Santo Amaro

Uma das mais antigas de Santa Catarina , construída em 1.810, pelos escravos em estilo colonial. Foi a primeira no Arraial do Bom Sucesso; primeiro nome de Balneário Camboriú. Sua estrutura é feita com óleo de baleia e, as telhas foram moldadas nas coxas dos escravos. Possui peças barrocas doadas pela família real no século XIX. Conta à lenda que na comemoração da abolição da escravatura o sino rachou de tanto tocar. Tombada como Patrimônio Histórico Cultural pelo Governo do Estado e Municipal. Localiza-se no Bairro da Barra no caminho da LAP (Linha de Acesso às Praias).

Igrejinha da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Localizada na Avenida Brasil, esq. com a rua 2.300 no centro de Balneário Camboriú. A igreja foi construída em sete meses através de campanhas, coletas, cafés e rifas e inaugurada no dia 22 de janeiro de 1961.

A 1ª Assembléia Geral Extraordinária foi em 22/05/71, sendo assim, oficialmente criada a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Bairro da Barra:

Localizado a 3,4 Km ao sul do centro, é separado do município pelo rio Camboriú. Com a necessidade de colonizar o litoral sul brasileiro a coroa Portuguesa iniciou o povoamento distribuindo terras às famílias açorianas que comprovassem poder econômico para assegurar o desenvolvimento do local e foi uma dessas famílias vinda de Porto Belo que aqui fixaram residência. Local aprazível com terras férteis às margens do Rio Camboriú, assim deu-se início ao povoamento do Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Arquivo Histórico de Balneário Camboriú

Inaugurado em 20 de julho de 1992, o Arquivo Histórico de Balneário Camboriú passou a existir de direito no final do ano de 1993, quando sua criação foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores.

Tem como função e obrigação guardar e preservar todos os documentos produzidos pelo órgão público. Anexado ao Centro de Cultura de Balneário Camboriú, cito a 3ª Av. esquina com a rua 2.500, funciona das 08:00 às 12:00 e 14:00 as 18:00 tendo como acervo cultural à documentação histórica do Município e Região (datadas de 1870), fotografias, periódicos, panfletos, mapas e informações diversas.

3ª Av., Centro - Fone: 367 4422.

Centro de Cultura de Balneário Camboriú

Foi inaugurado em dezembro de 1996 com o objetivo de comportar a Biblioteca Municipal e o Arquivo Histórico, em uma área útil de 638,39 m2.

Atualmente, abriga exposições no primeiro andar, e no térreo o Arquivo Histórico. O Centro de Cultura localiza-se na 3º Av., s/n. º - Centro, e tem como contato o telefone comercial 367 4422 – ramal: 328.

Praça Almirante Tamandaré

Criada em 1969 pela Lei Municipal n. º 113.

Situa-se no centro de Balneário Camboriú - Av. Atlântica, atuando como ponto de referência dos turistas e comércio local. Tem sua forma arredondada com seu exotismo e exuberância. Ao seu redor encontram-se a Av. Atlântica e neste local, principalmente na alta temporada é promovido diversos shows e eventos musicais, culturais, religiosos e beneficentes, onde se reúnem inúmeras pessoas ao longo do ano.

Praça Higino João Pio

Criada em 1976 pela Lei Municipal n. º 358.

Esta praça recebeu este nome em homenagem ao primeiro Prefeito eleito por voto direto para Balneário Camboriú que, faleceu no exercício do poder, foi em seu governo que o município recebeu as denominações das principais ruas e avenidas.

Sua arquitetura é padronizada em petit-pavê, chafariz, iluminação decorativa, paisagismo com bancos e coqueiros. Nesta praça o Departamento de Cultura mantém uma feira de artesanato, apresentação de peças teatrais, bandas e shows. Está localizada na Av. Alvin Bauer entre a Av. Atlântica e Av. Brasil.

Faculdade de Turismo e Hotelaria – FATUHVI – CES-BC

A Faculdade de Turismo e Hotelaria surgiu do processo de expansão implantado em 1990 pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Aproveitando a vocação turística de Balneário Camboriú e sua significante rede hoteleira, na gestão do então Prefeito Leonel Arcângelo Pavan, o município cedeu provisoriamente as dependências da Escola Municipal Presidente Médici para que a FATUHVI iniciasse a Faculdade de Turismo e Hotelaria.

Em 1994, foi instalado definitivamente o Campus II da UNIVALI sito 5ª Av., s/n. º - Bairro dos Municípios, sendo o terreno uma doação do Poder Público.

O primeiro curso implantado foi Turismo e Hotelaria, seguido de Arquitetura e Urbanismo, Nutrição e Administração com ênfase em Marketing respectivamente. Tendo o Campus II 966 alunos.

Além destes, há cursos de Pós-Graduação e Mestrado em Turismo e Hotelaria. Ainda no Campus II temos o C.D.R.H. - Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos - que oferece cursos profissionalizantes na área de Turismo visando à qualificação da mão de obra das destinações turísticas da região.

Há também a Agência Acadêmica de Turismo ACATUR, Hotel Escola Topázio (Av. Central) e a NATUR - Núcleo de Apoio ao Turismo.

Biblioteca Municipal Machado de Assis

Criada em 1º de outubro de 1968 pelo Sr. Higino João Pio, a Biblioteca Municipal foi inaugurada em 02 de fevereiro de 1970 onde teve suas primeiras instalações na Av. Brasil. Atualmente funciona na 4ª Av., 1400 - Fone: 367 4422 – ramal: 331.

Comportando em média 22 mil exemplares entre livros e revistas, a Biblioteca possui curiosidades como a Bíblia de 100 anos (1897) sendo esta em alemão e a coleção completa da Bíblia em Braille (leitura para cegos).

Há também romances, coleção da Divina Comédia e revista Moça (1939) completa, entre literaturas nacionais e internacionais,

Além do português a Biblioteca possui alguns livros e revistas em idiomas como o espanhol, alemão, japonês, italiano, francês e inglês.

No que se refere ao acervo, 95% dos materiais são doações feitas pela população.

“A leitura é base teórica que enriquece o ser humano em seus aspectos gerais”

Parque Cyro Gevaerd

O parque reúne várias atrações para toda a família. Lagos, museus, aquário, mini-fazenda e zoológico expõem espécies nativas da fauna e da flora catarinense, em seu habitat. A cultura e a civilização também estão presentes. Casas típicas de alemães, belgas, italianos e açorianos, principais colonizadores do estado, com restaurantes, lanchonetes, café colonial e lojas.

com produtos tradicionais e artesanais de Santa Catarina. Para as crianças existe ainda o trenzinho, que dá a volta no lago principal, onde se podem alugar os pedalinhos, e um grande playground. De fácil acesso, se localiza junto da BR-101, ao sul da área central, e possui ampla área de estacionamento.

Museus

Entre os destaques do parque estão os museus. No museu arqueológico, com mais de três mil peças, pode-se observar fósseis de milhares de anos da civilização indígena da região. Provenientes do sítio arqueológico de Laranjeiras merecem ser destacadas as ossadas de duas índias grávidas. O museu oceanográfico apresenta uma grande coleção, com espécies raras de peixes, moluscos, crustáceos, algas e corais. Também deve ser visitado o museu de aves, animais mamíferos e répteis, com vários espécimes empalhados. Único no Estado, o museu do artesanato catarinense, tem mais de 700 peças, entre vimes, cerâmicas, couros e representações de grupos folclóricos de pau-de-fita e boi-de-mamão. Outro ponto interessante é o museu do pescador, onde podem ser apreciados os utensílios da pesca artesanal, como a canoa, balaios e redes.

Zoobotânico

Aqui podem ser observados gatos-do-mato, jaguatiricas, capivaras, antas, jacarés, macacos e onças, num ambiente que reproduz perfeitamente a Mata Atlântica nativa. Entre bromélias, marantas e filodendros, 95 recintos abrigam aves do Estado, das mais diferentes, como por exemplo, araras, jacutingas, papagaios, tucanos, macucos, e em dois lagos, cisnes, flamingos e marrequinhas dão um espetáculo de rara beleza. Um serpentário, com várias espécies de ofídeos e animais peçonhentos completam o acervo.

Aquário

Possui uma belíssima coleção de peixes e crustáceos de água doce e salgada, expostos em tanques de até 12 mil litros. Um grande espetáculo aquático é oferecido por cavalos marinhos, lagostas, anêmonas e muitas outras

espécies. O tartarugário é outra grande atração. Em um tanque de 90 mil litros pode-se observar os enormes quelônios em seu lento modo de vida.

BR 101 Km 137, aproximadamente 5 km do Centro de Balneário.

Fone: 367 0033





Parque Ecológico

O Parque Ecológico Rio Camboriú, localizado no fim da rua Angelina – Bairro dos Municípios. Maravilha os olhos e purifica a alma, tormando-se opção de vida de inúmeras pessoas que o visita.

 Lá se encontra um horto com variedade imensa em plantas medicinais que depois de manipuladas e transformadas em pomadas, chás ou xaropes, são entregues gratuitamente a população através da farmácia local (um trabalho da Secretaria do Meio Ambiente, que vem servindo de modelo para outras cidades do Brasil).

Existe também, o departamento de fiscalização ambiental, trilhas ecológicas e a administração. O Parque funciona todos os dias, das 8h às 12h e das 13h e 30m às 17 horas.

Cristo Luz

Do monumento do Cristo Luz é possível ter uma vista deslumbrante de todo o centro da cidade. O Cristo Luz tem origem na década de 40, quando um pescador disse ter presenciado um espetáculo de luzes no alto do Morro da Cruz, o que ele acreditou ser uma manifestação divina. A lenda transportou-se para a realidade em 1997, quando foi construído no alto do morro o Cristo Luz e posteriormente inaugurado em 04 de outubro do mesmo ano. O monumento tem 33 metros de altura, apenas cinco a menos que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Na mão esquerda ele segura um canhão de luz de 6,6 mil watts, simbolizando o sol, que gira num ângulo de 180º, derramando sobre a cidade, em forma de benção, a luz do caminho da fé. As luzes que iluminam o Cristo ficam acesas durante a noite, formando um belo espetáculo. Elas permitem 86 combinações de cores, que mudam de acordo com a estação do ano. No local há restaurante, bar, lanchonete, lojas de souvenir, estúdio fotográfico e uma gruta em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. O acesso é pela rua Indonésia, no bairro das Nações.

R: Indonésia, 800 - Fone: 367 4042 / 363 2329

Parque Unipraias

Criado em 1997 pela Lei Municipal n. º 1706.

O Parque Unipraias, inaugurado em 26 de agosto de 1999, é um dos maiores investimentos em infra-estrutura turística de todo o Brasil. Ele compreende um complexo de lazer e diversão com mais de 85 mil metros quadrados. Um dos destaques do parque é o bonde aéreo, totalmente informatizado, com 47 unidades, com capacidade para seis pessoas cada uma, que passam por três estações: Barra Sul, Mata Atlântica e Praia de Laranjeiras. A estação Barra Sul tem um centro de lazer, compras e diversão, com lojas, bares, restaurantes e estacionamento coberto. A segunda estação, a da Mata Atlântica, no alto do morro da Aguada, é um parque ambiental com 60 mil metros quadrados, com trilhas pela mata, mirantes, quiosques, bares, anfiteatro e auditório panorâmico. O destino final dos bondes aéreos é a praia de Laranjeiras, ideal para esportes náuticos, e que conta com serviços de bares, restaurantes e trapiche para embarcações.

Av. Atlântica, 6006 – Barra Sul - Fone: 367 0493       

Ponte Pênsil

Outra bela opção é conhecer o Bairro da Vila Real que, no ano de 1981 foi interligado ao bairro do “Barranco” por uma Ponte Pênsil, uma miniatura transitável da Ponte Hercílio Luz, de Florianópolis.

Neste bairro encontra-se a Via Gastronômica, que margeia o Rio Camboriú, com ótimos restaurantes, onde se pode conhecer e desfrutar da diversificada gastronomia típica.

Linha de Acesso às Praias Rodesino Pavan (LAP)

Criada em 2000 pela Lei Municipal n. º 2014.

Balneário Camboriú recebe continuamente investimentos que fomentam o turismo na região. Um bom exemplo disso é a Linha de Acesso às Praias. Totalmente asfaltada, com cerca de 15 quilômetros, a LAP facilita o acesso a todas as praias que contornam o morro da Costa Brava, ao sul da praia Central. A obra inclui acessos e trilhas aos costões, quiosques com mirantes, de onde se pode apreciar toda a exuberância do mar e da mata nativa, sinalização e postos de informações turísticas e ciclovia. Tudo para garantir o conforto ao turista que preferir freqüentar as praias mais agrestes do município: Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. A Linha de Acesso às Praias tem início no bairro da Barra, uma simpática vila de pescadores no sul de Balneário Camboriú, que será totalmente reurbanizado, com a construção inclusive do Muro de Arrimo às margens do Rio Camboriú, do Mercado de Pesca e da Vila Açoriana, um centro de cultura e artesanato local, tornando o bairro da Barra um dos mais belos e interessantes pontos turísticos da região.

Monumento das Sereias

Criado pelo artista plástico Jorge Luiz Schoroeder o monumento das Sereias contém cinco sereias, quatro delas dispõem-se na parte inferior e a outra na parte superior. As sereias possuem o poder de encantar as pessoas que as conhecem firmando o bem-estar de todos. A sereia superior segura um Sol, símbolo característico da cidade de Balneário Camboriú.

Aeroporto
Agências
Arte e Cultura
Hostel
Câmbio
Atrativos Turísticos
Hotel
Centro Cultural
Praias
Artesanato
Centro
Bancos
Barcos
Caminhadas
Camping
 
Fonte Prefeitura Municipal do Balneário Camboriu
Secretaria de Turismo
 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Portal de Turismo do Balneário Camboriú www.camboriutur.com.br